Olhando a foto acima podemos ver um céu bonito e cheio de nuvens do jeito que gostaríamos de pintar em nossas telas. Mas será que você já percebeu que as nuvens são mais retas nas partes inferiores e mais a vontade nas partes superiores? Olhando um céu nublado da a impressão que as nuvens estão apoiadas em alguma coisa invisível.
Vejam também que esse efeito aparece nas nuvens que estão mais distante do olhar. Vejam que essas que estão sobre nossas cabeças não parecem estar apoiadas como as outras distantes. Isso ocorre porque ao olharmos para cima não podemos ve las em perspectiva. Na verdade elas também estão na mesma situação mas o efeito fica camuflado. Veja também que a parte inferior possue sombras que se intensificam conforme o tamanho da núvem. Para fazer essas sombras podemos usar o cinza levemente azulado.
Outra coisa a ser observada é o contraste. Veja que o branco das núvens se evidenciam em contraste com o azul do céu. E da mesma forma o céu em seu todo se evidencia no contraste das vegetações escuras. Isso é importante levar em consideração porque quando formos pintar uma paisagem iremos lembrar disso e não fazer o céu tão claro para que as nuvens fiquem imponentes e evidentes, e também quando o objetivo é valorizar a tela com o céu, pintar as vegetações em tons escuros.
Clique aqui é veja também:
Observando as vegetações ates de pintar.
Observando as núvens para que possamos pintar com conhecimento de causa.
